Retirar a prótese, porquê?

Nos últimos meses, muitas mulheres famosas têm anunciado a decisão de retirar suas próteses de silicone. O procedimento de aumento das mamas ainda é a cirurgia plástica estética mais realizada no Brasil, mas o número de pacientes desejando retroceder o resultado vem aumentando.

Os motivos são os mais diversos. Com o passar do tempo, muitas mulheres que colocaram silicone na juventude já não querem mais mantê-lo, preferindo mamas mais naturais. Além disso, alterações de peso devido ao tamanho dos seios, resultados insatisfatórios e múltiplas cirurgias de revisão são    outras razões comuns para a retirada da prótese.

A cirurgia é conhecida como explante de silicone e pode levar à flacidez das mamas por conta do estiramento da pele, sobretudo quando as próteses são muito volumosas.

Além de ser uma possibilidade quando há insatisfação da mulher, o explante pode ser obrigatório quando ocorre uma infecção na mama e causa um endurecimento da cápsula ao redor do silicone. A remoção é o principal tratamento caso a infecção não seja resolvida com medicamentos.

Difundiu- se também a informação sobre a chamada “ doença do silicone “ (veja post anterior no blog do site), fazendo com que muitas mulheres fiquem com receio de desenvolvê-la e, antes mesmo de qualquer sintoma, solicitem o explante. Saiba que esta condição é muito rara e depende de outros fatores, como a predisposição genética.

Como a cirurgia é realizada?

O procedimento de explante pode ser feito com anestesia local e sedação, condutiva ou geral. A incisão pode ser realizada na mesma cicatriz da colocação do implante, mas, às vezes, pode ser necessário fazer um novo corte para facilitar o acesso da cirurgia. A prótese pode ser retirada junto à cápsula, que é a cicatriz que o corpo forma ao seu redor.

Como é uma cirurgia ambulatorial, não há necessidade de internação e a paciente pode receber alta algumas horas após o término do explante.

Como é o resultado?

Como já dissemos, após a cirurgia as mamas podem apresentar flacidez. Entretanto, isso varia conforme a relação entre o tamanho do implante, o volume de tecido mamário e pele existentes, bem como do grau de caimento dos seios.

Além do explante, se a paciente desejar corrigir a flacidez e o excesso de pele, pode ser realizado outro procedimento como, por exemplo, o enxerto de gordura, mastopexia e mamoplastia redutora.

Quer tirar a sua prótese? Entre em contato com a Dra. Luciana Halal e agende uma consulta.



WhatsApp chat