O que é rinoplastia?

Rinoplastia, ou também conhecida como cirurgia do nariz, é um procedimento realizado para tratar alterações estéticas na região. Conforme a necessidade, também pode ser associada a outras cirurgias funcionais no mesmo ato e corrigir dificuldade respiratória causada por problemas estruturais do nariz.

A rinoplastia é recomendada para pessoas que estão insatisfeitas com algo relacionado à aparência do nariz. É possível mudar o tamanho, a largura do dorso nasal, o perfil, a ponta e a proporção, quando sentem que ele não está de acordo com a estrutura do resto da face.

Cuidados pré-operatórios

Para esse procedimento é importante ter alguns cuidados fundamentais como, por exemplo, fazer avaliação médica e exames pré-operatórios de rotina (sangue, eletrocardiograma, tomografia, entre outros). Além disso, o nariz também pode ser analisado pelo otorrinolaringologista para diagnosticar possíveis disfunções que possam ser tratadas na mesma operação.

Como a rinoplastia é feita?

A cirurgia pode ser feita de duas formas: aberta ou fechada. Ambas são feitas com anestesia local com sedação que pode ser superficial ou geral.

Na cirurgia aberta, um corte é feito na pele que separa as duas narinas e outro dentro de cada narina. Já na fechada, a incisão é realizada somente no interior delas. A duração é de, pelo menos, duas horas.

Pós-operatório

Durante os primeiros 7 dias é indicado manter uma dieta com alimentos líquidos ou pastosos, frios ou gelados, de modo que a mastigação não prejudique a cicatrização da cirurgia. Depois desse período, o paciente pode retomar as atividades de rotina sem esforço físico intenso, que será liberado conforme sua recuperação.



WhatsApp chat